T de TATI entrevista TIAGO RODRIGUES da ORQUESTRA VOADORA




"Pequenos e a Orquestra, O que? Orquestra voadora? Sim....
sim..... Orquestra voadora, aquela que nos faz levantar voo, 
que nos faz pular de alegria, bem tri"...

E assim começa um diálogo...mostrando um vídeo para uma pequena agitadora...

É realmente pura emoção...


Então fui atrás e conversei com Tiago Rodrigues um dos mentores da Orquestra Voadora. Uma Banda Orquestra pra lá de bacana que agita por enquanto o Rio e seus arredores, mas que seria um luxo termos por aqui.





TDT -  Como começou a Orquestra Voadora? E quantos integrantes fazem parte? 

TR - A Orquestra Voadora começou como uma brincadeira. Os músicos se conheceram tocando nos blocos de carnaval de rua do Rio. Tocávamos juntos durante o carnaval e depois só no ano seguinte. Depois do carnaval de 2008, decidimos continuar nos encontrando para ensaiar mais músicas e tocar durante o ano todo. Começamos a experimentar outros tipos de música que a princípio não são do universo das bandas de fanfarra, como rock, funk, jazz, afrobeat, música do Leste Europeu, e vimos que ficava muito legal.


TDT -  O foco de vocês é o público adulto. Como começaram a tocar para as crianças?
TR - Tocando na rua temos contato com todos os tipos de públicos e percebemos que a resposta das crianças sempre é muito positiva. Além do mais percebemos que em nossos shows o público adulto se empolga tanto que acaba virando criança.


TDT - As crianças de hoje em dia tem muito mais acesso a tudo, inclusive a músicas. O repertório de vocês muda ou é o mesmo para o público infantil e adulto? Se muda... O que muda? 


TR - Muda pouca coisa. Temos a preocupação em nos aproximar do universo delas e sempre levamos um tema ou outro que elas reconheçam, como, por exemplo, a música do joguinho Angry Birds. Mas grande parte do repertório é das músicas que apresentamos para os adultos. A música é uma linguagem universal e as crianças são sensíveis à ela, independente do estilo.


TDT -  Como é feita a seleção musical?
TR - Nós brincamos dizendo que temos um repertório infinito. Estamos abertos a qualquer tipo de música, desde que soe bem aos ouvidos. O que pesa mais na escolha é se a música funciona bem com nossa formação só de sopros e percussão. Ou seja, se a melodia e o acompanhamento ficam bonitos quando tocados só instrumentalmente e sem os tradicionais instrumentos de corda, como violão, guitarra e baixo.


TDT - A animação deve ser garantida, como as crianças participam nas apresentações?
TR - O que mais atrai as crianças é a empolgação das músicas e a integração que proporcionamos durante a apresentação. O tempo todo algum de nós, quando não a banda toda, desce do palco e toca junto do público, provocando, instigando a brincadeira. A resposta é imediata.


TDT - O que a Orquestra Voadora jamais vai tocar?

TR - Não temos restrições quanto ao estilo. Só não tocaremos músicas que não mexam com as nossas emoções.





TDT -  Vocês só se apresentam no RJ, ou viajam com o espetáculo infantil?
TR - Já nos apresentamos com o espetáculo infantil aqui no Rio e em algumas cidades do interior do estado, como Friburgo, Barra Mansa e Volta Redonda. Em sua maioria, nos Sescs locais.






com todos, para todos: https://www.youtube.com/watch?v=CwEz6KJ-4Mo




Promoters e empresários...
Segue o contato da galera:  
mail: contato@orquestravoadora.com.br

produção: Michelle França – (21) 99777.4447

www.orquestravoadora.com.br



SOPA de FLORES

Sopa de flores, uma brincadeira que toda criança curte fazer! # tdetati   # sopadeflores   # kidscrafts   # flowers   # brincadeirade...