ENTREVISTA - RODRIGO PRATES (ZUANDO SOM)



Sabe aquela musiquinha que não sai da cabeça depois que a gente escuta? Assim foi depois que escutei "Medo de princesa" do Zuando Som. 

Então fui atrás do idealizador do projeto o músico, compositor e Bacharel em Letras Rodrigo Prates e conversamos um pouquinho.






Idealizado em 2004 o Zuando Som já gravou quatro CDs e foi indicado ao Prêmio Açorianos em 2011 pelo CD que acompanha o livro "O Velho dos Cabelos de Mola" (WS Editor) e em 2014 "Fé e Pé" foi indicado na categoria "Melhor CD Infantil". Em 2010 foi contemplado com dois Editais do Ministério da Cultura para a realização do projeto"Histórias Cantadas da Infância dos Mestres Griôs" (www.culturadigital/historiascantadas) e para a gravação de um clipe no Ponto de Cultura Odomode Tambor em homenagem ao Dia da Consciência Negra (Youtube/zuandosom) com a participação de Mestres Griôs e algumas escolas municipais de Porto Alegre.




T - Como surgiu o Zuando Som? E o porquê do nome?

RP - O Zuando Som teve seu início em 2004 depois que recebi um convite de uma escola infantil para promover encontros de música com as crianças. Neste ano, meu filho mais novo estava com quatro anos e eu já havia escrito algumas histórias com canções para ele. O nome veio depois que percebi o que tinha criado. Acho que um ano depois aproximadamente tive a ideia do nome. Precisava chamar aquilo tudo que estava criando de alguma coisa. Então preferi fazer uma bagunça com o nome. Pensei em Zoando Som, mas preferi a grafia errada e apostei em Zuando Som.

Achei mais divertido e provocador.



T- Quem faz parte do grupo? 

RP - Muitas pessoas queridas já passaram pelo projeto neste tempo todo, mas hoje em dia o Zuando Som conta com o apoio de músicos do Sul e de São Paulo.

A Paula Cardoso, minha namorada e produtora, faz toda a parte de negociação com escolas, feiras de livros, Sescs, teatros, projetos e afins.



T- As letras são bem divertidas, falando de medos, convivências, sentimentos e brincadeiras. Quem as compõe e de onde vem a inspiração?

RP - As letras são todas compostas por mim. Sou o idealizador e compositor do Zuando Som. As ideias aparecem através da observação das crianças, da impressão que tenho do mundo dos que chamamos de adultos e da leitura de autores como Manoel de Barros e Millor Fernandes, por exemplo.


T- O Zuando está há 10 anos no mercado. O que notas de mudanças comportamentais das crianças de ontem com as crianças de hoje? Como vocês se adaptam as mudanças de gosto e ritmo de cada época?

RP - As crianças mudaram como tudo tem que mudar. Amo as mudanças! Não sou do tipo que acha que as coisas estão piorando. Se compararmos a nossa época com a Idade Média poderemos observar a evolução das pessoas no lúdico e no afetivo.

Na hora de compor não penso como uma criança, mas como um adulto com saudades da pureza da infância. Sou um romântico!



T– "O Velho dos Cabelos de Mola" é um livro CD. Quem escreveu a história?
RP - A história é do Walmor Santos sobre a minha ideia. E escrevemos juntos 12 das 16 canções, as outras 4 já tinha comigo.



T- 4 cds no mercado, muitos shows Brasil a fora, 2 indicações ao Prêmio Açorianos de Música. De onde saíram, para onde vão? Quais os novos planos?

RP - O plano é conquistar o Brasil. Sou ambicioso, mas sei das limitações e sonhos. Quero levar assuntos que ainda não foram abordados na canção infantil.


T – Onde podemos escutar? Quais os próximos shows? 



AGENDA:



20.10. 2014 - Escola Sinodal Tramandaí / RS - oficina com professores
25.10.2014 – 14h - Saraiva Shopping Moinhos e 16h - Book Lovers Kids Praia de Bellas (POA)
27.10.2014 - Escola Sinodal Tramandaí / RS
01. 11.2014 – Livraria Saraiva Praia de Bellas (POA)
16.11.2014 - Feira do Livro de Porto Alegre



TÉT A TATI COM Rodrigo Prates:

Desenho animado que mais curtia quando criança? Desenho...claro que os Thundercats! !!

Mania de criança que nunca perdeu? Sonhar acordado.
O que faria se voltasse a ser criança? Todo adulto é uma espécie diferente de criança. A gente só precisa crescer para saber disso.



CLIP medo de princesa: 





SOPA de FLORES

Sopa de flores, uma brincadeira que toda criança curte fazer! # tdetati   # sopadeflores   # kidscrafts   # flowers   # brincadeirade...