XADALU


No dia do índio T de Tati preparou uma materiazinha sobre um indiozinho que habita as ruas do mundo para chamar a atenção a cultura indígena e a preservação do meio ambiente.
Quem passeia pelas ruas já deve ter se deparado com as mais diversas variações de um indiozinho carismático que habita a cidade de Porto Alegre em forma de stickers, cartazes e fotografias, Xadalu é o nome dele. Criado pelo artista plástico Dione Martins, em 2004.
Vindo da periferia, Dione trabalhou como gari, e foi nas ruas em que se deu conta das divisões vindas delas, a marginalização, os preconceitos, a falta de oportunidade, foi onde aprendeu o verdadeiro significado da expressão: valor humano. Sua vida muda completamente quando ele começa a trabalhar em uma serigrafia. Lá conhece Celopax, um grande Graffiteiro e ilustrador que lhe apresentou a arte urbana e o incentiva a criar o seu próprio personagem. Nasce aí: XADALU.
Xadalu ganha as ruas para repovoar uma cultura que esta sendo destruída, a cultura indígena e chamar a atenção da comunidade para as causas ambientais. Uma arte de rua que denuncia, informa e conscientiza e que tem toda uma carga emocional vivenciada por seu criador.






Em 2017, Dione Martins lançou um livro onde reúne todos os seus projetos, Xadalu – Movimento Urbano com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Estado do Rio Grande do Sul e que pode ser baixado gratuitamente pelo link: http://jonerproducoes.com.br/…/jonerproducoes_livro_xadalu.… 
para quem quiser saber mais sobre a sua arte.







T de Tati te lança um desafio...
Caminhe pelas ruas, encontre um XADALU , tire uma foto e poste! Assim podemos também chamar a atenção para a causa indígena, uma cultura que não se resume a cocares!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPA de FLORES

Sopa de flores, uma brincadeira que toda criança curte fazer! # tdetati   # sopadeflores   # kidscrafts   # flowers   # brincadeirade...