TÓIN - ESPETÁCULO PARA BEBÊS







Sabe aqueles espetáculos que a gente se encanta só em saber da proposta? Assim foi a minha relação com o espetáculo Tóin!

Então para saber um pouco mais e melhor conversei com a diretora geral do espetáculo Jussara Miranda. 



T - Como surgiu a ideia do Tóin? Como se formou o espetáculo?

JM - Surgiu em 2009 por conta da minha pesquisa de mestrado (inclusão social e acessibilidade), realizada na região de Andaluzia (ES), em duas etapas (2009/2010). Interessada em políticas culturais para grupos de dança da cena livre, me deparei com o plano estratégico para a cultura da região, cuja palavra norteadora fixava-se no “futuro”. Futuro enquanto política cultural de transformação social! Foi dessa premissa que me ative a primeira infância como norte social de transformação de valores culturais sociais!

T- Qual o público? 

JM - A primeira infância, bebês e cuidadores (pais, educadores de escolas, avós, padrinhos, parentes próximos). 

T- Quantos artistas participam?

JM - Seis: quatro bailarinos, um diretor geral (eu, Jussara Miranda) e um diretor artístico (Diego Mac).

T- Vocês trabalham com um público bem carente de atividades lúdicas, afinal prender a atenção de 0 a 3 anos é quase uma missão impossível. Como se dá esta interatividade? 

JM - Não considero uma missão impossível e sim, possível (como demonstra), visto que os estudos da neurociência comprovam que os “pequenos” são objeto de estudos como personagens criativos e cognitivos potenciais. Receptores e transmissores de novos conceitos culturais. A pequena infância é público potencial, foi daí que parti para “emergir” este público carente por atividades lúdicas originais.

T- No universo destes pequituchos o medo do desconhecido (luz baixa, som alto, máscaras, movimentos bruscos), muitas vezes tornam-se um bloqueio para a curtição. Como vocês lidam com isto? 

JM - Os fatores “escuro”, “som alto”, “máscaras” e “moimentos bruscos” fazem parte da vida moderna e pertencentes a nova era, ao meu ver, devem ser tratados como fatores de interlocação com as causas a serem tratadas, enquanto efeitos tecnológicos de naturais. O medo do escuro, sons e tudo mais que “antes”, atuassem como efeitos assustadores para a primeira infância, devem ser tratados como “efeitos” naturais dos novos tempos. Como uma pedagogia “contra medos naturalizados. Tóin trata de uma pedagogia moderna, orientada as formas da nova era. 

T- Como é a participação dos pais no espetáculo?

JM - Quando pensamos em “pais”, protagonistas da nova geração atenta a cultura de novos e outros valores, logo penso em valores da nova geração. Geração de pais com poder de fruição, de crítica e de valorização cultural. Falamos da primeira infância renovada e com valor de fruição. Nunca penso em gerações traduzidas em valores de fácil assimilação. 

T- Quem se comporta mais? Pais ou filhos?

JM - Pela nossa experiência, cuidadores, sempre se apresentam como fiéis aprendizes no sentido de replicar os conteúdos da Oficina, bem como incentivadores da apreciação do espetáculo. Quanto aos bebês ou crianças da primeira infância (de 0 a 3 ou mais), desfrutam com plenitude.
Há pais que interpelam: dizendo que o filho dormiu, ou chorou, ou teve medo do escuro, o que é muito normal e faz parte da experiência. Se o bebê chora, dorme, mama ou..., durante o espetáculo ou durante a oficina, está de alguma forma recebendo impulsos cognitivos dos seus cuidadores e incentivadores, conteúdos que replicarão em sua vida, de alguma forme. Sempre positivamente.

T- . Onde podemos assistir ao espetáculo? Já tem agenda? 

JM - Tóin é uma experiência nova e focada no seu público de forma descentralizada, bem por isso é demandado por vários setores (culturais e educativos) diversos, não pautamos por uma agenda fechada. Enquanto proposta, ainda estamos nos enquadrando as demandas atuais, e “tentando” (várias)
para entender à multiple demanda, que é de um potencial sócio cultural ainda em processo.



SOPA de FLORES

Sopa de flores, uma brincadeira que toda criança curte fazer! # tdetati   # sopadeflores   # kidscrafts   # flowers   # brincadeirade...