Exposição: "A memória que se Tece"


Estive na abertura da Exposição: "A memória que se Tece".
A exposição teve como ponto de partida a pesquisa acadêmica da aluna Carolina Bouvie Grippa sobre o Centro Gaúcho da Tapeçaria Contemporânea (CGTC), realizada sob a coordenação da professora Joana Bosak, do curso de História da Arte do IA/UFRGS. Criado em 1980, na cidade de Porto Alegre, com mais de duzentas associadas ao longo de duas décadas de atividades, o Centro Gaúcho da Tapeçaria Contemporânea defendeu e popularizou a arte têxtil, que não era reconhecida como arte devido a sua ligação com o artesanato e era considerada somente como “um saber feminino”. Enfrentando diversos preconceitos sociais e estéticos, o CGTC oportunizou momentos de troca sobre o fazer da tapeçaria, planejou diversas exposições no Brasil e no exterior e suas ações sempre foram influenciadas pelo desejo de legitimação da tapeçaria como arte. A mostra “A Memória que se Tece – O centro gaúcho da tapeçaria contemporânea (1980-2000)” resgata e reafirma este projeto de legitimação.
A exposição está linda e vale a visita!
Artistas participantes: Ana Norogrando, Arlinda Volpato, Atelier Trama, Carla Obino, Carmen Lucia Denti, Eleonora Fabre, Erica Turk, Elza Brum Catharino, Evelise Anicet Ruthschilling, Heloísa Annes, Joana de Azevedo Moura, Lia Achutti, Liciê Hunsche, Marlene Lipp João, Maria Margarita Salvatico, Marília Herter, Renata Rubim, Sonia Moeller, Stella Gazzaneo e Zoravia Bettiol.











“A Memória que se Tece – O centro gaúcho da tapeçaria contemporânea (1980-2000)”
Visitação: de 27 de março a 26 de abril, das 10h às 18h, de segunda a sexta
Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, 2º andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPA de FLORES

Sopa de flores, uma brincadeira que toda criança curte fazer! # tdetati   # sopadeflores   # kidscrafts   # flowers   # brincadeirade...