TÊTE-À-TATI COM ILAN BRENMAN


Nesta última Feira do Livro de Porto Alegre tive a oportunidade de conhecer um dos mais importantes escritores de livros infantis do Brasil, Ilan Brenman,de quem eu já era fã. Com mais de 60 títulos publicados por inúmeras editoras, Brenman consegue captar muitas situações do cotidiano, vividos por nós pais, e transformar em histórias engraçadas e divertidas, como em “Até as princesas soltam PUM” e o seu mais recente título “Enganos” .



Escritor de contos, recontos e histórias do cotidiano,descobriu ainda na faculdade de psicologia que queria mais do que ouvir, queria contar, se descobrindo autor desde então. Seus livros já ultrapassaram as fronteiras e hoje já são publicados em diversos países como: Dinamarca, Suécia, Itália, França, Espanha, Coreia, México, Polônia e China.
Além de suas publicações, compartilha de suas reflexões em uma coluna mensal na Revista Crescer e mantém boletins semanais na Rádio CBN. Ah! E ainda percorre o mundão dando palestras e participando de debates sobre temas contemporâneos nas áreas de cultura, família, literatura e educação e foi em uma destas brechas, entre uma viagem e outra que conseguimos conversar.


T- Como foi a sua infância?
Tive uma infância muito rica de fantasia, sempre gostei de criar mundos imaginários, podia passar horas sozinho e ao mesmo tempo muito bem acompanhado da minha imaginação.

T- Quando começou o seu interesse em escrever para as crianças Qual foi a primeira obra?
 O interesse nasceu quando tive a primeira experiência profissional com crianças pequenas, foram elas que me estimularam a contar e a inventar histórias. O meu primeiro livro infantil de ficção foi : O Pó do Crescimento, Wmf.

T- Em um mundo onde a tecnologia esta cada vez mais presente, como vês o espaço dado a literatura infantil no contexto cultural?
Quanto mais tecnologia mais precisamos do silêncio do papel e do poder transformador da literatura infantil. Não há no mundo suporte eletrônico que substitua o vínculo proporcionado pelos livros de " carne e osso."

T- Escreves contos, recontos e narrativas do cotidiano. Com qual mais gostas de trabalhar E qual te dá mais trabalho?
 Adoro todos os gêneros e todos me dão muito trabalho.

T- Quantos livros escritos para crianças até o momento? Quais os mais vendidos? Quais os mais queridos por ti?
São mais de sessenta livros publicados. O mais vendido é o " Até as princesas soltam pum." (brinque.Book).
Gosto de todos eles, mas os leitores têm suas preferências.

T- Como são escolhidos os ilustradores das histórias? Qual o ilustrador que mais ilustrou os teus livros?
Quando termino uma história já tenho na cabeça o traço que quero para ilustrar o livro, a partir disso começo minha busca.
A Ionit Zilberman é a ilustradora com qual tenho mais títulos publicados.

T- Noto uma diferença no tipo de ilustração dos recontos em relação aos demais, me parecem mais sérias. Porque?
Os recontos são histórias ancestrais e por isso pedem uma ilustração mais pesquisada.

T- Recentemente foi lançado a continuação do seu premiado livro “Até as princesas soltam pum”. “O livro secreto das princesas que soltam pum”. Como foi este insight?
Há anos os leitores me pediam a continuação, um dia veio o insight e fui correndo para escrevê-lo.

T- Viajas o Brasil inteiro. Com vês a infância brasileira?
A infância é muito parecida no mundo inteiro, crianças querem: brincar, sonhar, comer, dormir, estar com os pais, elas sentem medo, têm pesadelos, gostam da natureza, aprontam de vem em quando, adoram correr, pular, girar, riem sem parar, choram de vez em quando, gostam de carinho, odeiam castigo....


TÊTE-À-TATI::

LIVRO: mergulho
ESCREVER: viver
PUM: universal
INFÂNCIA: poesia
INSPIRAÇÃO: trabalho
ARTE: viver
MARCANTE: ser pai
DE ESCRITOR PARA LEITORES INFANTIS: Leiam, leiam e leiam
DE PAI PARA PAIS: Leiam para seus filhos.

SOPA de FLORES

Sopa de flores, uma brincadeira que toda criança curte fazer! # tdetati   # sopadeflores   # kidscrafts   # flowers   # brincadeirade...